O aniversário de 42 anos da Defesa Civil, celebrado neste mês de novembro, foi marcado por diversas atividades e projetos, entre eles, a construção do “Jardim do Sagrado” e o ato cultural: “Defesa Civil e Povos Tradicionais". As duas ações foram realizadas no Parque Fernão Dias, na última sexta-feira (18/11), e buscaram, também, evocar a importância do Dia da Consciência Negra (20/11).
O ato cultural trouxe os ritos, rezas e danças dos povos tradicionais de matriz africana, cujas apresentações enalteceram a cultura de um povo e provocaram reflexões acerca da resistência e da ancestralidade. Em seguida ao ato, foi realizado o plantio do Jardim do Sagrado. Por meio de um belo ritual, adultos, crianças, babalorixás, congadeiros, servidores e visitantes do parque plantaram espécies místicas, medicinais e, também, africanas utilizadas em manifestações afro-indígenas e ciganas.
Desenvolvido pela Secretaria de Defesa Social, por meio da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, com apoio da Superintendência da Promoção da Igualdade Social - Suppir, o Jardim do Sagrado resgata a Etnobotânica africana e dos povos originários brasileiros, numa demonstração de como essas culturas se relacionam com a vegetação e o mundo.
De acordo com a subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes, este espaço irá oferecer oportunidades para quem busca aprender e resgatar as tradições e os valores presentes na sacralidade de matrizes africana e indígena, que fazem parte da formação do povo brasileiro. “Será um local de referência e produção de mudas para a revegetação das áreas públicas em projetos destinados à diminuição dos riscos no município de Contagem. Entender, respeitar, usufruir, cuidar e valorizar cada bioma, inclusive suas características culturais, é de suma importância para a humanidade”, salientou.
Também estavam presentes ao evento, o superintendente de Promoção da Igualdade Racial, João Pio; artistas ciganos e quilombolas; representantes das secretarias municipais de Obras - Semobs e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad, além de autoridades ligadas à Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e ao Instituto Estadual de Florestas - IEF.